sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MULTIPLICAÇÃO

Por que a multiplicação de números com sinais iguais resulta num número positivo e de sinais diferentes num negativo?
A confusão com a regra dos sinais surge da atribuição de um sentido ao resultado negativo. Afinal, contas duas ovelhas é fácil, mas como explicar “menos duas ovelhas”?
Os números negativos já foram denominados falsos, absurdos e fictícios pelos matemáticos, pois não era fácil vinculá-los a um objeto ou a uma situação simples como a enumeração.
No século 18, usando a reta numerada, com números à direita e à esquerda do zero, isso foi resolvido: ficou claro que um número menor que zero, portanto negativo, está localizado à esquerda dele, e os positivos, à direita.


Um número negativo é, portanto, oposto ao positivo. Logo, calcular -5 + 3 é o mesmo que sair do zero, andar cinco casas à esquerda e, depois, percorrer mais três à direita, resultado -2.
Já no caso de -2 X -3, saímos do zero e andamos duas casas à esquerda por três vezes, chegando ao -6. Finalmente, quando fazemos -2 X -3, estamos tentando descobrir o produto de dois números opostos. Nesse caso, ao negar uma negação, temos uma afirmação: o resultado, 6, necessariamente é positivo.